Modivas


No século Xl, Modivas encontra-se descrita como Mola de Olibus, paredes - meias com a Villa Plana (Vila Chã). A mudança do topónimo Mola de Olibus ou Mola Olivarum para Modoivas , primeira forma da grafia actual, ter-se-á dado pelo século XIV, altura em que D. Dinis decreta a obrigatoriedade de uma escrita nacional. Segundo Alberto Sampaio, o actual topónimo tem origem num moinho de azeite. Actualmente não há, praticamente, oliveiras, mas nessa época existiam bastantes. Julga-se ter existido um lugar onde fosse triturada a azeitona.
Tem como área 3,7 km2 e cerca de 2130 habitantes. A nível de património h+a Igreja Matriz; Cruzeiro e Alminhas. Podemos encontrar nesta freguesia patrimónios naturais como o Parque das Merendas no rio da pedreira, os Moinhos e as Alminhas Grandes.
Existem associações culturais e desportivas: Associação Cultural e Recreativa de Modivas, Clube de Caça e Pesca de Modivas, Centro Cultural Escola de Música de Modivas, Grupo Folclórico de Danças e Cantares de Modivas, Rompe Trilhos Clube BTT, Associação de Socorros Mútuos de Modivas, Sociedade S. Vicente de Paulo e Associação de Pais Escola EB 1 de Modivas.
Há instituições públicas de saúde como por exemplo o Centro de Saúde de Modivas; Laboratório de Análises Clínicas; Clinica Médica de Modivas;
No que conta ao ensino existe a Escola EB 1 de Modivas e Jardim de Infância.
Pratica-se o artesanato das tecedeiras de teares antigos e faz-se pão doce.
Nesta freguesia existe apenas uma festa, a festa do Padroeiro S. Salvador sempre no 1º domingo de Agosto.

Editam todos os meses um pequeno boletim informativo que é distribuído, porta a porta, pelos elementos do executivo, onde são dadas as informações mais pertinentes à população.

Sem comentários:

Enviar um comentário