Mindelo


Mindelo teve vários nomes, antes era Amenidello, que passou a ser Amenitello, depois Amenitielo ou Menidello e por fiz passou a ser o actual Mindelo, nome de um cavaleiro, provavelmente do tempo de Vimara Peres, que se localizou nesta terra e aqui lutou contra a invasão árabe.
Mindelo tem um número de habitantes aproximado de 3057 e uma área de 5,7 km2.
A nível de associações desportivas Mindelo tem apenas a associação cultural desportiva de Mindelo onde tem teatro e futebol.
Existem associações culturais na freguesia, como exemplos, Associação Recreativa do Rancho Regional de Mindelo, Corpo Nacional de Escutas e o Percurtir.
Nesta freguesia existem instituições de solidariedade social e instituições públicas de saúde, em solidariedade social existe o Centro Social e Paroquial de Mindelo, e a nível de instituições públicas de saúde, Mindelo tem 2 farmácias, uma delas é uma para-farmácia.
Mindelo é rico em Patrimónios, existe a Igreja de Mindelo séc. XVIII, o cruzeiro, a Capela São Pedro dos Mareantes séc. XX, a reserva Ornitológica de Mindelo onde há vários tipos de animais, e por fim existe também o Edifício de Vila Corina séc. XIX.
Na freguesia pratica-se 2 tipos de artesanato, a Pesca artesanal e compotas.
Feiras e festas são organizadas em Mindelo, como por exemplo, a Feira de Outono, a Feira Medieval, a Festa do Padroeiro S. João Evangelista nos dias 1 a 3 de Agosto e a festa de S. Pedro em Junho.
Por fim, nesta freguesia publica-se o jornal “Agenda 21”.

1 comentário: