Vila do Conde



Certo Conde vivia em Azurara com a condessa, sua mulher, e não tinham filhos. Regressando de uma longa peregrinação, doente e sentindo a morte a aproximar-se, fez voto de largar uma pomba branca e de, no local onde ela pousasse, fundar um convento e uma povoação a que daria o seu título de Conde.
A pomba branca foi voando e pousou no alto do Monte São João. Mais tarde o conde mandou edificar um Mosteiro e em redor dele a actual Vila do Conde.
Em termos de população a Freguesia de Vila Do Conde tem aproximadamente 25731 habitantes e tem uma área de 6.88Km2.
A nível das Associações Desportivas temos actividades que vão desde o Remo, a Vela e a Canoagem, passando pelo Windsurf e esqui aquático, Vila do Conde reúne excelentes condições para a prática destes desportos. Temos também Pesca Desportiva, Caça, Ténis, Squash, Skate e Mini-golfe, Natação, Desportos Náuticos, Futebol e Basebol.
No que conta a património Vila do Conde tem a Igreja de São João Baptista (Vila do Conde) ou Igreja Matriz de Vila do Conde, Pelourinho de Vila do Conde, o Aqueduto de Vila do Conde ou Aqueduto de Santa Clara, a Igreja de Santa Clara (Vila do Conde), a Casa do Morgado de São Bento, a Casa de São Roque, a Casa São Sebastião ou Biblioteca Municipal de Vila do Conde e jardim, o Palacete Melo, a Capela de Santa Catarina (lugar de Santa Catarina), a Capela de Nossa Senhora da Guia, a Capela do Socorro, a Casa de Submosteiro ou Casa dos Vasconcelos, o Forte de São João Baptista ou Castelo de Vila do Conde ou Forte de Nossa Senhora da Assunção, a Igreja da Misericórdia de Vila do Conde, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa e a Casa José Régio.
A nível escolar, Vila do Conde tem várias escolas com escalões que vão do Jardim de Infância até ao Ensino Superior. Jardins de Infância: Sede, Largo Dr. Cunha Reis, Bairro Alto, Formariz, Benguiados, Girassóis, Frei Mauro, Finlândia, Poça da Barca, Caxinas.
Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico: Correios, Meia Laranja, Sininhos, Bairro Alto, Formariz, Benguiados, Caxinas.
Escolas do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico: Escola E.B. 2/3 Júlio Saul Dias, Escola E.B. 2/3 Frei João, Centro Educativo de Santa Clara.
Escolas do Ensino Secundário: Escola Secundária José Régio, Escola Secundária D. Afonso Sanches. Ensino Profissional: Escola Profissional de Vila do Conde, Centro de Formação Forpescas.
Outros Níveis de Ensino: Ensino Recorrente.
Ensino Superior: Escola Superior de Estudos Industriais e Gestão. Outras Escolas: Academia de Música S. Pio X - Vila do Conde, Escola de Rendas, Equipa de Coordenação de Apoios Educativos.
Associações de Vila do Conde: Sociedade de S. Vicente de Paulo - Sociedade Particular de Vila do Conde, Agrupamento de Escuteiros n.º 439, Agrupamento de Escuteiros n.º 994, Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, Associação Cultural e Recreativa do Rancho das Rendilheiras do Monte, Associação de Armadores de Pesca do Norte, Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde, Associação de Desporto Automóvel de Vila do Conde, Associação de Desporto e Cultura do Concelho de Vila do Conde, Associação de Estudantes da ESEIG, Associação de Protecção à Terceira Idade – A.F. Vila Cova, Associação Desportiva, Cultural e Recreativa das Caxinas e Poça da Barca, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde, Associação dos Ex-Marinheiros da Armada, Associação de Protecção ao Património Arqueológico de Vila do Conde, Associação de Pais e Amigos da Escola do 1º CEB de Caxinas, Banda de Música de Vila do Conde, Centro de Estudos Anterianos, Centro de Estudos Regianos, Centro de Karaté de Vila do Conde, Cine Clube de Vila do Conde, Círculo Católico de, Operários de Vila do Conde, Clube de Caçadores de Vila do Conde, Clube Desportivo José Régio, Clube Desportivo Maconde, Clube Fluvial Vilacondense, Cruz Vermelha de Vila do Conde, Fundação Dr. Elias de Aguiar, Germen – Associação Cultural, Ginásio Clube Vilacondense, IMA – Imaginário Audiovisual Associação, JUNICA – Juventude Unida das Caxinas, Juventude Adventista de Vila do Conde, Lyons Clube de Vila do Conde, Núcleo Sportinguista de Vila do Conde, Rancho da Praça – Rendilheiras de Vila do Conde, Rio Ave Futebol Clube, Rotary Clube de Vila do Conde, Santa da Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Sociedade Columbófila de Vila do Conde, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Vila do Conde, Vila do Conde Kayak Clube, Associação Kyokushinkay de Portugal.

Equipamentos de Segurança Pública: Policia Municipal, P.S.P. – Vila do Conde, P.S.P. – Caxinas, G.N.R. – Vila do Conde, Bombeiros Voluntários de Vila do Conde.
Equipamentos Públicos de Saúde: Centro Hospitalar Vila do Conde / Póvoa de Varzim, SASU – Unidade de saúde das Caxinas (Atendimento Permanente), Delegação de Saúde de Vila do Conde, Centro de Saúde de Vila do Conde, Unidade de Saúde das Caxinas. A nível artesanal temos as Rendas de Bilros e alguns Doces típicos da região.
As feiras realizadas em Vila do Conde são a Feira de Artesanato, a Feira de Agricultura, a Feira de Gastronomia (estas feiras são realizadas em Julho/Agosto).
Festa de Santo Amaro (15 a 20 de Janeiro), Festa da Nossa Senhora da Guia (25 de Janeiro/2 de Fevereiro), Corpo de Deus (Julho), Festa de São João Baptista (24 de Junho), Festa de Nosso Senhor dos Navegantes (1 a 6 de Agosto), Festa da Nossa Senhora do Socorro (19 a 22 de Novembro).
Em Vila do Conde existe o Boletim Municipal de Vila do Conde.

Sem comentários:

Enviar um comentário