Bagunte


A freguesia de Santa Maria de Bagunte é terra muito antiga. Antigamente esta freguesia era chamada de “Cividade” pois era o nome do monte que lá se situava.
Mais tarde nesse monte vai-se criar uma fortaleza para os mouros chamada de “Cividade de Bagunte”.
Tem 9,89 km² de área e 1700 habitantes, aproximadamente.
Quanto às Associações Desportivas existe actualmente o clube desportivo: Bagunte Futebol Clube e um clube de caça e pesca: Associação Celtas de Bagunte.
Quanto às Associações Culturais têm o Teatro “Restaurados”.
Actualmente não existem instituições de Solidariedade Social e instituições públicas de Saúde.
Quanto às escolas que estão em funcionamento a Escola Primária de Bagunte e 2 Jardins de Infância.
No que diz respeito a património existe a Cividade de Bagunte (um monte com casas onde moravam os celtas), Ponte D. Zameiro, Igreja Paroquial, Capela Nossa Senhora da Ajuda, Capela Nossa Senhora das Neves, Capela de S. Vicente, Capela de S. Miguel, Capela de Santo António, Cruzeiro de Santana, Cruzeiro de S. Miguel, Moinhos de Figueiró, Forno de Pal, Capela Sr. dos Passos.
Existe a Lenda da “Bicha Moura”, as pessoas tinham que ir ao monte à meia-noite e tinham que ler o livro todo e depois lê-lo outra vez, mas ao contrário.
Existe uma feira em Bagunte, a Feira do Desencouco ou do Gado, realizada em Março.
As festas realizadas são a da Nossa Sra. de Fátima, em Maio; a Festa de São João, em Julho, a Festa da Sra. Da Ajuda, em Setembro, Peregrinação a Nossa Senhora das Neves no 1º Domingo de Julho. O padroeiro de Bagunte é Santa Ana e não tem actualmente festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário