Tougues


O mais antigo documento conhecido que refere a freguesia de S. Vicente de Tougues é uma escritura do antigo convento de Moreira, datada do ano de 1067, e que diz que a vila de Retorta fica situada entre a vila de Tougues e a de Pindelo (actual freguesia de Árvore). A povoação é então referida como «Villa tauques». Quanto ao topónimo Tougues, poderá ser de origem pré-Romana.
A freguesia tem, aproximadamente, 1201 habitantes e 3,6 km2 de área.
Na área de desporto existe o Grupo Desportivo de Tougues.
Em Associações Culturais tem o Grupo de Jovens S. Vicente de Tougues.
A nível de ensino existe na freguesia a escola EB 1 Real – Tougues.
No que conta a Património possui a Igreja Paroquial, a Capela Senhor do Padrão, a Casa do Cruzeiro, o Nicho Casa Fortuna, o Nicho Casa Pereira, o Cruzeiro Paroquial e o Nicho Coração de Maria.
Lendas associadas à freguesia são a de S. Vicente; e conta-se que a capela do Senhor do Padrão foi mandada erigir em virtude de um milagre: os mouros avançavam para o norte e ao chegarem a este local viram-se impedidos de continuar, por nenhuma causa natural, mas antes Divina.
As festa realizadas na freguesia são a de S. Vicente (Domingo seguinte ao dia 22 de Janeiro), a do Santíssimo Sacramento (1º Domingo de Julho), a do Senhor do Padrão (Último Domingo de Julho).
A nível de Artesanato existe Trabalhos em Madre Pérola e em todo tipo de Madeiras.

Sem comentários:

Enviar um comentário