Canidelo

O nome da freguesia deve-se ao facto de inicialmente existir uma freguesia chamada de Pindelo (é um conjunto de vários sítios, posteriormente foi feita a divisão desta. No que respeita o espaço a que corresponde a nossa freguesia, seria um local com elevada predominância de canas, pelo que a junção de canas com Pindelo resultou em Canidelo.
A freguesia tem, aproximadamente, mil habitantes e 3,7 km2 de área.
A Associação Desportiva, Sporting Clube Canidelo, possui Futebol, atletismo, ténis de mesa e voleibol.
Existe actualmente em Canidelo o Rancho Folclore.
No que diz respeito a instituições de solidariedade social existe o centro de dia para idosos, não existe até à data instituições públicas de saúde.
Existem duas escolas: Escola EB1 Farilhe e EB1 Padrão. Ainda tem o Jardim de Infância de Canidelo.
Quanto a património existia antes a Capelinha de S. Luzia que foi ampliada para a actual Igreja Paroquial em 1699; a Capela São Brás em 1874; o Convento dos frades que agora é a Quinta do Colégio; Convento das freiras que agora é a Quinta do Padrão; Calvários de Santa Eufémia (construído por Costa Monteiro); Pólvora (1º fábrica).
Canidelo tem uma lenda: “A Lenda da Campa do Preto”, o preto era criado de uma casa de lavradores. Houve alguém que roubou nessa casa e a culpa foi para o preto. Os capatazes queriam apanhar o preto e ele escondido dentro de uma seara de trigo. Depois para apanhá- lo incendiaram a seara para ele sair de lá. Apanharam lhe, amarraram-lhe a um cavalo, pois o castigo era ir de rastos até perder a vida. Onde ficou o ultimo membro do corpo (cabeça), sepultado em Gemundo (Maia), aí ficou conhecida por campa do preto e faz se nesse local a romaria.
Quanto a artesanato existiu as tecedeiras e os serradores. O que ainda existem são as malhas poveiras.
Quanto às festas, são realizadas romarias à Nossa Senhora das Candeias no dia dois de Fevereiro, a São Brás no dia três de Fevereiro e a Santa Luzia, no dia 13 de Dezembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário