Arvore



“Árvore” tem vários significados. O Padre Francisco Pereira da Cruz afirma que o nome Árvore fora imposto quando se fundou a igreja, em cujo lugar existia uma grande árvore a qual tem por patrono a Cristo Senhor Nosso Salvador do Mundo. O Padre Luís Cardoso por sua vez acrescenta que alguns dizem que foi por causa de haver uma árvore com a imagem de Cristo Senhor Nosso Salvador do Mundo, outros afirmam que foi por causa de existir uma árvore muito grande no sítio onde a igreja foi fundada.
Consta que em Árvore habitam cerca de 7000 pessoas e 6,2km2 de área.
A nível de associações desportivas existe o grupo desportivo de Árvore: futebol, voleibol, ténis de mesa e atletismo.
Em associações culturais existem o Centro Social Cultural Recreativo Arvorense, o Grupo Coral e Recreativo Arvorense e a Associação do Rancho Folclórico Divino Salvador de Árvore.
Em Árvore, a nível de instituições de solidariedade social, existe a Colónia de férias e o Centro Juvenil de Campanhã.
Árvore possui uma instituição pública de saúde, uma farmácia.
A nível de escolaridade, existem 3 escolas primárias, a de Loureiro, Lente e a de Areia. Tem uma Pré-escola em Areia e um jardim de infância Árvore.
Existem vários patrimónios como o Centro Cultural Recreativo Arvorense, a Capela Sr.ª da Boa Nova, a Capela Nossa Sr.ª de Fátima, O Cruzeiro do Largo do Loureiro e a Igreja Matriz.
Não possui qualquer tipo de Artesanato mas organizam festas, como por exemplo, a Festa do Divino Salvador em meados de Agosto e a Festa de Nossa Sr.ª de Fátima no dia 13 de Maio.
Por fim, esta freguesia possui ainda jornal de freguesia chamado Boletim informativo de Árvore, apesar de não ser regular a publicação do jornal.

Sem comentários:

Enviar um comentário